quarta-feira, 18 de maio de 2011

Antes engordar, que morrer!

Decepção.

Se você não é um louco suicida, certamente na sua declaração de óbito não terá como causa: Decepção. Agora, se você prefere não descartar essa possibilidade em último caso, já deixo de antemão o meu singelo Adeus!

Pai, mãe, namorado, marido, peguete, amante, amor da sua vida, ou melhor amigo. Seja no trabalho, na faculdade, cursinho, academia ou até mesmo na festinha. A decepção está presente em tudo e em todos. Mas antes de você apontar uma causa específica ou um culpado para as suas noites mal dormidas, olheiras ou parte de uma ‘’autodestruição’’ do seu corpo e/ou da sua mente, já parou pra pensar que o problema inicial pode estar em você? Sim! Em você!


A facilidade que temos em encontrar supostos culpados e dramatizar situações, propositalmente intensificando-as, é imensa. É muito mais cômodo transferirmos toda e qualquer culpa para terceiros, condenando-os, sem antes nos perguntarmos o que levou aquilo tudo a acontecer, qual é a nossa parcela de culpa, e no que ela colaborou para que uma decepção fosse gerada.  
Por experiência própria, reafirmo que, muitas vezes o problema inicial, e que torna de muitas situações simples, devastadoras, está em nós. Sabe por quê? Porque de um modo geral, temos o péssimo costume de despejarmos nas pessoas que amamos, ou até mesmo nas que encontramos o mínimo de afinidade, as maiores e mais intensas expectativas. Queremos sempre o melhor delas, esperamos que ouçam nossos conselhos e os siga, ainda que os mesmos, para nós, não passem daquilo que julgamos ser o certo, mas que na maioria das vezes quando estávamos em situações parecidas, sequer cogitamos a hipótese de seguir.


Eu sei que a sensação de ver uma pessoa que você deseja o melhor, e por isso se sente no dever de protegê-la, optando por caminhos estreitos, é angustiante. Fazer e ouvir juras de amor, e vê-lo se esvaindo por descuido ou comodismo, dói muito. Apostar todas as suas fichas na honestidade de alguém, e aos poucos perceber que colocar a mão no fogo seja por quem for, requer mais que sensibilidade ou vínculos sanguíneos, é revoltante. Assistir o desequilíbrio e fuga de alguém que você tinha como herói e que, por natureza, deveria ser a sua base, faz com que medos até então descartados, ressurjam. Sim, eu sei de tudo isso! Mas o ponto chave está em saber discernir determinadas situações, para evitar decepções contínuas no futuro.

Não espere de ninguém aquilo que, espontaneamente, você pode proporcionar, seja em qual sentido for. Por melhor que sejam as suas intenções, jamais tente impor conselhos, se houver necessidade dos mesmos, ofereça-os gratuitamente e sem cobranças. Aceite que por mais mágicos que tenham sido alguns momentos, eles tanto podem ser revividos, quanto podem ter um fim, e se por ventura esse fim chegar, aprenda a lidar com as escolhas feitas pelo outro. Independente do nível e grau de relacionamento, não basta o amor, respeito, e mudança apenas de uma parte, ninguém luta sozinho e por um objetivo já bloqueado por alguém.


Insistir em relações desgastadas e já desfeitas pelo tempo e circunstâncias, alimentar sentimentos ainda imaturos e completamente incertos, depositar esperança naquilo que no fundo nem você mesmo acredita. Viabilizar oportunidades que por diversas vezes já foram frustrantes, falta de controle emocional com reações inusitadas, esperar dos outros uma postura que você acha que teria, ou até mesmo colocar determinadas pessoas em um patamar muito alto de perfeição, só resulta em decepções. 

O importante é jamais esquecer que você tem controle do possível sofrimento a ser gerado. A proporção que ele vai tomar ou não na sua vida, e se a desilusão com o próximo será transformada em incentivo na busca pelo autoconhecimento, só depende de você. Procure tirar algo de proveitoso em cada situação vivida, desde as muito felizes às quase impossíveis de suportar. Não que isso te deixe livre de sofrer com o que está por vir, mas ao menos você terá aprendido a lidar melhor com aquilo, e naturalmente, terá uma visão mais madura de como enfrentar determinado momento.

É válido ressaltar que, assim como ao ler esse texto, provavelmente você lembrou de alguém que já te decepcionou, o mesmo pode acontecer com um outro alguém que você tenha feito o mesmo. Por isso, aprenda a fazer dos seus ouvidos um filtro, daquilo que a sua mente absorveu e que a sua boca quer expressar.

Decepção não mata, no máximo engorda!

Vai uma barra de chocolate, aí?




8 comentários:

  1. Puxa, Deborah! Vejo que seu espaço é tão novo, mas ao mesmo tempo tão cheio de textos tão legais. Eu vi nesse texto uma sensatez tamanha, e gostei muito. De fato, o que você disse faz muito sentido. Tem uma frase que diz que o que mais odiamos nos outros, é o que mais temos em nós mesmos. Gostei da sua colocação em dizer que não devemos esperar, mas sim fazer. Eu já esperei demais, e por isso também já sofri demais. Hoje não espero mais nada, de ninguém. O que a gente faz por amor, a gente faz sem esperar nada em troca, pois quando esperamos demais, acabamos nos decepcionando. Então acho que pra que sejamos felizes e tenhamos uma consciência limpa, o melhor mesmo é sempre amar, sempre ouvir, sempre escutar, sempre ajudar, independente de quem seja, porque quando a gente menos esperar, receberemos tudo de volta, em dobro! Parabéns pelo blog, está muito bom!
    Estou seguindo!

    www.meu-lar1.blogspot.com
    www.maisquelimao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que a ação é a melhor forma que temos de sair de situações difíceis de cabeça erguida. Quando a gente ama de verdade, os atos bondosos são apenas consequencia, não espera e nem cobra. Lindo teu blog!
    Sucessos sempre

    http://distractingpages.blogspot.com/
    to seguindo!

    Beijinhos Flor

    ResponderExcluir
  3. Ô minhas flores, que lindas vocês! Obrigada pelos elogios. Já estou seguindo vocês também! (:

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante do seu texto, realmente as vezes tentamos colocar a culpa nos outros, por coisas que são causadas por nós mesmos, pois assim é mais cômodo.Mas decepções sempre acontecem, a vida é assim feita de momentos, sejam eles bons ou ruins..
    E a barra de chocolate sempre ajuda também nos momentos ruins de decepção ;) hehehe

    Se quiser visita meu blog também ^^
    http://teenager-whore.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oieee...
    gostei do teu espacinho aqui ein! (:
    to seguindo tá? :]
    Segue? ^^

    :***

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do seu texto! De fato é mais fácil culpar os outros pelos nossos problemas, nos eximindo de nossas responsabilidades, por mais que não devamos fazer isso.
    Também concordo quando você diz que não devemos esperar das pessoas que amamos os mesmos atos que temos com elas. Vez ou outra me recordo disto.
    Muitas vezes, por mais que tenhamos conciência de como devemos proceder em nossas vidas, uma palavra de sabedoria é muito mais forte quando vinda de outra pessoa.
    O seu texto me fez muito bem. Obrigado e parabéns.
    Até a próxima.

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    To seguindo teu blog tá? (:
    Adoreeeeei ele ein! o/
    Seguee tbm? ^^
    1Beijo

    :***

    ResponderExcluir
  8. Oieee Flor!
    Volteii aqui, pra ti agradecer tá?
    por seguir, BRIGADUXÃO ein! :p
    Seja sempre Bem vinda!
    um beijo :**

    ResponderExcluir