terça-feira, 8 de novembro de 2011

Contradição Pertinente.

‘’A minha zona de conforto, é o meu campo de batalha’’.

Não me recordo muito bem, mas acredito que ouvi essa frase em um Programa de Televisão.

No começo, achei um tanto quanto contraditório, notei que há um paradoxo, mas alguma coisa me chamou atenção nela. Alguma coisa que eu só compreendi horas depois.

A expressão ‘’Zona de Conforto’’, muitas vezes é utilizada para referir-se a alguém preguiçoso, que foge dos compromissos e responsabilidades, o que cultiva a famosa ‘’vida mansa’’. Contudo, a suposta contradição presente nas entrelinhas da frase, somado ao paradoxo gritante na mesma, fazem com que ela perca a popularidade inicialmente citada, e passe a ter um novo sentido, quiçá um lema de vida.

É claro que o autor pode ter tido diversas outras intenções ao escrever essa frase, mas obviamente, por ter me despertado interesse imediato em analisá-la, e por conseqüência, trazê-la para o período que eu estou vivendo, foi inevitável não fazer uma analogia mais complexa, melhor dizendo, aprofundada.

Acredito que, basta ler com calma, abstendo-se de qualquer pré-julgamento que as palavras iniciais carregam por si só, que ela pode ser facilmente compreendida. A expressão ‘’Zona de Conforto’’, perde um pouco do sentido vulgar que possui, ou passa a ter um novo significado, quando o autor a contrapõe com ‘’Campo de Batalha’’, transmitindo a primeira idéia de que o conforto e/ou descanso de alguém (?), é obtido através do seu esforço, da luta diária, como  uma espécie de ‘’refrigério’’, que só é alcançado com a própria superação, ou busca pela mesma.

Depois da explicação do suposto sentido ortográfico, intenções e mensagem a ser transmitida, e aplicação das mesmas quando relacionadas ao contexto, simplificando, depois dessa viagem toda, chegou no ponto em que eu queria!

Sem demagogia ou modéstia quanto a minha identificação com a frase, ela resume claramente o que de início me foi imposto de forma inesperada, que me trouxe de imediato uma sensação de impotência e desespero, mas que com o tempo, me fez compreender que de todo amadurecimento ‘’forçado’’, pode-se conquistar um aprendizado.

Por mais difícil que seja na hora, e por mais árduo e longo que seja o caminho até você encontrar a primeira solução que te impulsione a não desistir, a sensação de superar algo que você até então nunca imaginou que seria capaz, que você não foi preparada psicologicamente para enfrentar, e que inclusive afeta a credulidade das pessoas que estão ao seu redor quanto à força interior que você tem, é incrível.


É claro que o processo é altamente desgastante. O físico nem sempre reage bem com toda a tensão, o psicológico fica abalado, algumas pessoas se afastam porque você não é tão agradável como antes, você se sente frágil, mais sensível que de costume, passa a não ter tanto controle das suas emoções, e o que eu julgo pior, por experiência própria, é a perda da fé.

É então que você constrói o que eu costumo chamar de ‘’muro (inverso) de proteção’’. Acontece quando criamos a ilusão de que, para as coisas não piorarem, precisamos mudar o nosso ‘’eu’’. Porém, com o emocional vulnerável como conseqüência dos acontecimentos, ao invés de nos protegermos do que nos ‘’ameaça’’, na maioria das vezes criamos uma espécie de ‘’bloqueio interno’’, que age no sentido contrário a verdadeira intenção. Chegando até a nos colocar contra nós mesmos.

Com o passar do tempo, independente do tipo de ajuda ou conforto que você procurou, ainda que tenha te feito um ‘’mal’’, com a falsa sensação de que na hora era o melhor a fazer, você aprende que esses momentos foram fundamentais para o seu crescimento, evolução como indivíduo na sociedade, e principalmente, pra você comprovar que pode muito mais do que imagina. Os resultados decorrentes da sua persistência aperfeiçoam o autoconhecimento, e fazem com que a fé, que antes estava completamente adormecida, ressurja dos seus sonhos antes tidos como inalcançáveis. A palavra ‘’fracasso’’, é substituída por ‘’luta’’ e transformada em ‘’objetivo’’.


E o melhor disso tudo, é poder enxergar com admiração, e é claro, uma pitada de surpresa, que você não se conhece como supunha. A auto-suficiência ‘’não proposital’’, faz com que tenhamos uma idéia fixa do que somos, e até onde podemos ir. Contudo, ao enfrentar determinadas situações, compreendemos que não é a vida que nos limita, nós é que fazemos isso por receio de arriscar, dúvida de conseguir e medo de perder.


Então, a brilhante frase inicialmente citada, também pode ter um significado importante pra você, assim como tem pra mim. É no Campo de Batalha, também conhecido como VIDA, que você encontra descanso e conforto, uma vez que descobre que toda força que você precisa, se encontra dentro de você. 



2 comentários:

  1. Me chamou atenção o seu interesse por essa frase, gerou detalhes! Pois é tão transformado, que o pensamento é mesmo isso. O desfecho do texto. E qualquer conforto é melhor depois de uma batalha.

    Preciso dizer que sou fã da sua escrita. Os detalhes, o texto rico em palavras. Continue, quero sempre lê-la. Um beijo querida!

    ResponderExcluir
  2. Você tem toda a razão. Sempre passamos por dificuldades imensas e muitas vezes pensamos em desitir. Já aconteceu comigo, e é possível que venha a acontecer novamnente. Mas para evitar isso, a única coisa necessária é relembrar as dificuldades passadas e como eu consegui superá-las. Daí tiramos uma lição para a vida toda.
    O mais importante na vida é não perder a fé. É isso que nos dá forças. Fé em Deus e em nós mesmos. Se temos fé, não tememos nos arriscar. Confesso que preciso aumentar um pouco mais a minha fé. Isso é um processo lento, mas constante.
    Curioso como umas poucas palavras podem nos levar a uma reflexão tão profunda.
    Você, como sempre, nos dando uma grande e valiosa lição com sua sabedoria.
    Que bom que voltou a escrever!
    Até a próxima vez(tomara que não demore, rs)
    Grande beijo e uma linda semana para você.

    ResponderExcluir